1. Home
  2. »
  3. Viracopos
  4. »
  5. Cordão Girassol: Viracopos adere à iniciativa global para identificação de necessidades ocultas em viagens

Blog >>

>> Cordão Girassol: Viracopos adere à iniciativa global para identificação de necessidades ocultas em viagens

Cordão Girassol: Viracopos adere à iniciativa global para identificação de necessidades ocultas em viagens

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), assinou nesta segunda-feira (10/07) o termo de adesão ao projeto mundial “Hidden Disabilities Sunflower Awareness“, uma iniciativa colaborativa que busca proporcionar uma experiência mais inclusiva aos passageiros que possuem algum tipo de deficiência oculta, como autismo, depressão, Alzheimer e TOC, entre outras.

O “Hidden Disabilities (HD) Sunflower” (Cordão Girassol) é um movimento global que visa aumentar o conhecimento sobre as deficiências invisíveis. Uma das várias iniciativas para conscientizar o público em geral sobre essas condições e permitir sua identificação foi a criação de um cordão de crachá (lanyard) com desenhos de girassóis, que se tornou o símbolo dessa causa.

Originado no aeroporto de Gatwick, na Inglaterra, em 2016, o movimento já foi adotado por mais de 200 empresas da indústria da aviação civil. A fundadora do movimento, Ruth Rabet, e a diretora da HD Sunflower para a América Latina, Flavia Callafange, estiveram presentes no evento em Viracopos.

No Brasil, o Projeto HD Sunflower está sendo oficializado por meio do Projeto de Lei nº 5.486/2020, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Espera-se que o projeto seja sancionado pela Presidência da República nos próximos dias

Com a adesão, Viracopos terá acesso a materiais informativos, divulgação e treinamento, que serão amplamente aplicados inicialmente aos colaboradores de todas as empresas e entidades presentes no Terminal de Passageiros. O treinamento e a capacitação especial dos colaboradores de Viracopos serão realizados até o final deste semestre.

Após a assinatura do termo de adesão, a concessionária implementará um cronograma de treinamento e capacitação para toda a comunidade aeroportuária, incluindo funcionários de órgãos públicos, companhias aéreas e lojistas. Após a conclusão do treinamento, o aeroporto disponibilizará gratuitamente os cordões para os passageiros que os solicitarem.

É importante ressaltar que os passageiros ou seus familiares devem informar à companhia aérea sobre alguma necessidade especial no momento da compra da passagem.

Sobre o Projeto

O Hidden Disabilities Sunflower (Colar de Girassol) é uma forma simples de alguém voluntariamente compartilhar que possui uma deficiência ou condição que pode não ser imediatamente visível, e que pode necessitar de ajuda, compreensão ou mais tempo em lojas, no trabalho, no transporte ou em espaços públicos.

Segundo a entidade, globalmente, uma em cada sete pessoas vive com alguma deficiência, totalizando mais de 1,3 bilhão de pessoas com deficiências ocultas.

O que é deficiência oculta?

Deficiência oculta refere-se àquelas que não são imediatamente aparentes para os outros. Essas deficiências podem ser temporárias, situacionais ou permanentes, abrangendo aspectos neurológicos, cognitivos, neurodesenvolvimentais, físicos, visuais, auditivos, além de dificuldades sensoriais e de processamento. Também incluem doenças respiratórias, raras e condições crônicas, como asma, diabetes, entre outras.

Apesar da diversidade dessas condições, elas têm necessidades individuais de acesso e criam barreiras na vida cotidiana das pessoas que as enfrentam. Assim, os portadores de deficiências ocultas podem optar por utilizar o cordão de Girassol Oficial para serem identificados discretamente em lojas, no trabalho, no transporte ou em espaços públicos.

Fonte: aeroin

 

compartilhe

Pensando em mudar de plataforma?

Nossa solução na nuvem pode ser exatamente o que você precisa. Preencha os campos abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato com você!

Fale com nossos Especialistas!