1. Home
  2. »
  3. CenterNorte
  4. »
  5. Center Norte transforma vidas com projeto de gestão de resíduos

Blog >>

>> Center Norte transforma vidas com projeto de gestão de resíduos

Center Norte transforma vidas com projeto de gestão de resíduos

Cidade Center Norte transforma a vida de mais de 1.800 pessoas  em vulnerabilidade social com projeto de gestão de resíduos

Aproveitando os resíduos gerados nos shoppings e eventos, o complexo busca implementar iniciativas visando a capacitação, geração de renda e fornecimento de alimentos para a comunidade local.

Neste mês, a Cidade Center Norte divulgou o seu segundo relatório anual de sustentabilidade. Dentre as conquistas destacam-se projetos sólidos para estimular a geração de renda, empreendedorismo e gestão de resíduos. Impactando mais de 1800 pessoas por meio dessas iniciativas, o relatório ressalta o compromisso da organização social em prol do desenvolvimento sustentável da Zona Norte de São Paulo.

Com um fluxo diário de mais de 50 mil pessoas nos seus estabelecimentos, a Cidade Center Norte, composta pelo Expo Center Norte, Lar Center e Shopping Center Norte, adotou uma abordagem abrangente para envolver funcionários, lojistas, promotores e clientes no objetivo de dar um novo propósito aos mais de 1630 toneladas de resíduos gerados nas praças de alimentação, restaurantes, lojas e espaços para eventos do complexo.

Com esse contexto em mente e buscando uma solução eficaz para engajar toda a cadeia e promover um impacto positivo em sua rede de atuação, foi implementado o Projeto Resíduo Zero. No dia a dia do Expo Center Norte, onde há uma grande geração de resíduos devido à montagem de estandes, que utilizam papelão, plástico e madeira, os resíduos são devidamente segregados por meio de tecnologia de separação óptica e direcionados para destinos adequados: os materiais secos são entregues a cooperativas de reciclagem ou empresas cimenteiras que os utilizam como combustível em alto-fornos. Com esse trabalho, o Expo Center Norte, juntamente com os organizadores dos eventos, não envia mais resíduos para aterros sanitários, garantindo máxima circularidade e evitando impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado.

Para envolver os clientes finais, o Shopping Center Norte e o Lar Center encontraram uma forma eficiente de reutilizar itens descartados em grande quantidade, como bitucas de cigarro, ao distribuir “bituqueiras” estrategicamente em suas instalações. Por meio dessa iniciativa, mais de 13 mil unidades são coletadas e recicladas mensalmente, gerando matéria-prima para a produção de 190 folhas sulfites e evitando a contaminação de cerca de seis mil litros de água por mês, em média.

No que diz respeito ao público interno, a estratégia adotada foi uma campanha de conscientização e engajamento dos lojistas para a manipulação e separação adequada dos resíduos. Dessa forma, mais de 73 toneladas de restos de alimentos da praça de alimentação e sobras da cozinha são reutilizadas como adubo orgânico. Parte desse material é destinada à compostagem interna ou externa, por meio de parceiros qualificados, e/ou utilizada na Horta Orgânica, localizada no estacionamento do Shopping Lar Center. Por meio da horta, foram fornecidos mais de 13 toneladas de alimentos provenientes de restos de alimentos para mais de 1.700 pessoas da comunidade local, proporcionando refeições de qualidade.

Além disso, os resíduos recicláveis são gerenciados pela Central de Gerenciamento de Resíduos (CGR) e mais de 665 toneladas de materiais recicláveis, como alumínio, garrafas PET e papéis, foram comercializadas. Os recursos provenientes dessa atividade, que ultrapassaram a quantia de R$470 mil, foram investidos em projetos de geração de emprego e renda nas áreas próximas aos estabelecimentos.

Geração de oportunidades:

As iniciativas da Cidade Center Norte não se limitam ao meio ambiente. Reconhecendo o empreendedorismo e a inovação social como agentes de transformação, o Instituto Center Norte investe em diversos projetos de capacitação profissional e desenvolvimento socioemocional para pessoas em situação de vulnerabilidade social na Zona Norte da cidade de São Paulo. Somente em 2022, o HUB de Empregabilidade, uma iniciativa em parceria com o Instituto Resgatando Vidas, formou 160 indivíduos, dos quais mais de 60% foram contratados por empresas parceiras, como C&A, Estapar, Novotel, Decathlon, entre outras.

Com o objetivo de contemplar diferentes perfis e oportunidades, o Instituto Center Norte também promove projetos que apoiam microempreendedores em seus negócios. O projeto “Pertinho de Casa”, conduzido pela Rede Asta e Accenture, envolveu mais de 60 pequenos empreendimentos liderados por mulheres da Zona Norte que buscavam promover seus negócios no ambiente online. Por meio de uma jornada de treinamentos em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), essas empreendedoras aprenderam a configurar suas lojas no aplicativo do projeto e a criar sua própria identidade visual.

Também há oportunidades para empreendedores que optam por espaços físicos. O Shopping Center Norte disponibiliza dois Quiosques Solidários para que mulheres artesãs empreendedoras da Zona Norte possam comercializar seus produtos e aumentar sua receita e visibilidade. Em 2022, mais de 245 mulheres foram capacitadas por meio de um programa de formação em empreendedorismo em parceria com a Rede Asta e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, no projeto “Mãos e Mentes”. Dessas mulheres, 68 ocuparam ambos os quiosques ao longo do período.

Todas essas iniciativas sociais e ambientais, juntamente com outras ações, fazem parte do projeto inovador da Cidade Center Norte, cujo objetivo é desenvolver ainda mais a Zona Norte de São Paulo, levando em consideração premissas socioambientais.

Dados relevantes:

Foram captadas e recicladas 13 mil bitucas de cigarro, gerando matéria-prima suficiente para produzir 190 folhas sulfites.
13 toneladas de restos de alimentos deixados por clientes e sobras de cozinha foram transformadas em adubo orgânico internamente.
Mais de 1.700 pessoas da comunidade local tiveram acesso a alimentos e refeições de qualidade.
Foram convertidas mais de 660 toneladas de materiais recicláveis em um montante superior a R$470 mil, que foram investidos em projetos de geração de emprego e renda.
O HUB de Empregabilidade formou 160 pessoas.
Mais de 245 mulheres foram capacitadas por meio de programas de formação em empreendedorismo.

compartilhe

Pensando em mudar de plataforma?

Nossa solução na nuvem pode ser exatamente o que você precisa. Preencha os campos abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato com você!

Fale com nossos Especialistas!