1. Home
  2. »
  3. Shoppings
  4. »
  5. Vendas nos shoppings em 2023 quebram recordes, mas enfrentam desafios econômicos

Blog >>

>> Vendas nos shoppings em 2023 quebram recordes, mas enfrentam desafios econômicos

Vendas nos shoppings em 2023 quebram recordes, mas enfrentam desafios econômicos

O ano de 2023 viu as vendas nos shoppings brasileiros atingirem um marco histórico, registrando um valor sem precedentes de R$ 194,7 bilhões. Apesar deste notável feito, o desempenho ficou aquém das projeções iniciais, principalmente devido ao impacto dos juros altos e da inflação, conforme revelado em um levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Embora o montante represente um aumento de 1,5% em relação a 2022, não alcançou a expansão de 14,6% prevista pela Abrasce no início do ano. O presidente da associação, Glauco Humai, expressou sua satisfação com o desempenho diante das circunstâncias desafiadoras, destacando a resiliência do setor.

O crescimento das vendas foi notadamente impactado pelo prolongamento do ciclo de queda dos juros, que ocorreu de forma mais lenta do que o esperado pelos economistas, além da pressão inflacionária nos primeiros meses do ano passado. Esses fatores restringiram o poder de compra da população, que já estava bastante endividada.

Humai ressaltou que o segundo e o terceiro trimestre de 2023 foram particularmente difíceis para o setor, com vendas abaixo das expectativas durante datas comemorativas. No entanto, o final do ano trouxe uma melhoria nas condições políticas e econômicas, preparando o terreno para um desempenho mais robusto em 2024.

Apesar dos desafios, o setor viu a abertura de cinco novos shopping centers em 2023, aumentando o total de empreendimentos em operação para 639. A área bruta locável também registrou crescimento, atingindo 17,8 milhões de metros quadrados, e o número de lojas cresceu para 121 mil. A taxa de ocupação nos shoppings permaneceu elevada, alcançando 94,6%.

Além disso, a pesquisa da Abrasce incluiu pela primeira vez o total de quiosques em operação, totalizando 15.612 unidades. O fluxo de clientes também apresentou um aumento positivo, com uma média mensal de 462 milhões de visitas, representando um aumento de 4,3% em relação a 2022.

No aspecto de empregabilidade, o setor manteve sua contribuição significativa para a economia, acumulando 1,062 milhão de empregos diretos, um aumento de 1,8% em comparação ao ano anterior.

Fonte: mercadoeconsumo.com.br

compartilhe

Pensando em mudar de plataforma?

Nossa solução na nuvem pode ser exatamente o que você precisa. Preencha os campos abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato com você!

Fale com nossos Especialistas!